segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Que cena. "Let me in" vs "Låt den rätte komma in"(Let the right one in)



Hoje para descarregar minha raiva acumulada do consumo exagerado de cinema comercial de pouca qualidade mas de grande proveito financeiro, ou seja, cinema de Holywood, vou apresentar duas versões do mesmo filme. Começo por dizer que um combate entre "Let me in" e "Låt den rätte komma in" é o mesmo que pôr no mesmo ringue tweety contra hulk, ou bambi vs godzilla ou até mesmo sporting x benfica. "Låt den rätte komma in" é um filme Sueco, com todas as qualidades conhecidas do cinema europeu, que me dá todo o prazer de afirmar ser um dos meus filmes preferidos. É um romance sem cenas lamechas, é uma fantasia que nos faz acreditar, é um drama sem exageros. Para além de uma realização profunda o elenco é do melhor que já vi. Foi por causa do sucesso deste filme que uns indivíduos americanos ficaram com cifrões nos olhos e a cura seria fazer um filme idêntico, com titulo parecido, e fazer milhões. Tenho de admitir que o filme até não está mau, mas só nas partes em que copiaram. Tentaram dar mais falas e mais protagonismo a uma personagem que não traz quase nada de especial ao filme, colocaram à força uns elementos de terror que fica sempre bem em romances mas causam mais risos que sustos, e como não podia faltar, decidiram gastar mais uns tostões em efeitos 3d (ó meu Deus), ridículo. Apesar de me tornar fã de Chloe Moretz pelo que fez em "Kickass" o elenco sueco é claramente superior. Para terem uma ideia do que eu gosto vejam "Låt den rätte komma in".

"Let me in" - Nota final 7/10
"Låt den rätte komma in" - Nota final 10/10

3 comentários:

  1. É pá só vi o Låt den rätte komma in e acho que chega, mas 10/10 é muita palha dread.

    ResponderEliminar
  2. 10/10 para mim não quer dizer que seja perfeito. Mas como nada, ou quase nada, é perfeito e como não sou um crítico profissional dou logo 10 pontos para os meus filmes preferidos, o meu top 20 por exemplo, dá bem menos trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Concordo inteiramente com a comparação desses dois filmes. mas apesar de gstar bastante desse filme sueco, dava-lhe um 8/10 va! :P

    ResponderEliminar